Categorias

Arquivo

15 de agosto de 2016

Todo mundo adora cookies, mas quando o assunto é mobilidade, digamos que só os do chocolate são bons em viagens. A medição do ROI (retorno sobre investimento) da publicidade não é tão fácil em dispositivos móveis como nos computadores, mas é muito importante rastrear o impacto deste formato de anúncio, pois sua repercussão é muito mais abrangente do que um simples contagem de cliques. Por muito tempo, a única forma de medir ROI em campanhas mobile era saber a quantidade de cliques (notoriamente baixa). As campanhas em dispositivos móveis são, normalmente, mais efetivas dos que as de desktops (como afirma um estudo do comScore), e, neste sentido, progredimos bastante. Hoje, já há mais informações sobre esta medição de ROI. Através da ferramenta Valor do Mobile, por exemplo, o Google apresenta uma maneira mais fácil de conferir o ROI de celular da sua campanha, como afirma Igor Ribeiro, no site Meio&Mensagem.

Abaixo, confira cinco estratégias para conectar awareness de marca ao ROI em campanhas mobile.

1. Brand Lift
Medir o ROI de celular de outras formas, não apenas pelo número de cliques, começa com uma avaliação do impacto geral da campanha na otimização da marca – aumento no reconhecimento de marca pelo público-alvo, que pode incluir reconhecimento de marca, percepção de marca e recall da marca.
As métricas da brand lift devem responder uma questão mais abrangente: a sua campanha para dispositivos móveis está fazendo a diferença? Normalmente, para responder essa pergunta, utilizam-se questionários e pesquisas que permitem analisar o impacto da campanha. A Adweek publicou, há alguns meses, um relatório sobre algumas empresas que enviaram questionários aos usuários que viram seu anúncio, utilizando identificadores de celulares. Esses questionários tiveram como objetivo saber se os utilizadores lembravam do anúncio e se consideravam comprar o produto.
Embora essa seja uma medição mais cara, este tipo de dados fornecem à sua empresa um entendimento maior sobre a eficácia das campanhas para dispositivos móveis. Quando métricas deste tipo – que identificam a eficácia dos anúncios para dispositivos móveis no que diz respeito ao impacto na percepção da marca – são utilizadas, é possível continuar a desenvolver seus pontos fortes.

2. Mídias Sociais
A publicidade em dispositivos móveis e as mídias sociais estão cada vez mais interconectadas – desde anúncios que utilizam hashtags específicos para campanhas e páginas que incorporam conteúdo para ser compartilhado até anúncios para dispositivos móveis específicos para cada plataforma de mídia social. Ao criar esses laços fortes com as mídias sociais, é possível aumentar os dados de performance da sua campanha recorrendo às estatísticas que elas podem oferecer. A campanha premiada da Red Bull #PutACanOnIt engajou seus clientes de uma maneira interativa, aumentando as vendas e o reconhecimento da marca. Vale lembrar que os hashtags são também um ótimo indicador de aprovação da marca.

3. Conversões
Para compreender como funciona o ROI de sua campanha para celulares é essencial definir o que será considerado uma conversão e como ela será rastreada. Uma conversão não é necessariamente uma venda – preenchimento de formulários, pedidos de orçamento e cadastramento, entre outros, também podem cair nessa classificação, dependendo da sua campanha e estratégia. Os objetivos da conversão então normalmente escritos na chamada para ação do anúncio.
Para verificar a eficácia de um anúncio, é preciso definir, primeiramente, o que você quer que seu público faça após clicar num anúncio. Se seu objetivo de conversão for uma compra ou um pedido de orçamento, selecione vendas e dados sobre lucro à sua campanha para dispositivos móveis.

4. Visualizações
Que tal medir o ROI de celular para aqueles que veem os seus anúncios, mas não clicam nele? É aqui que entram os dados de visualização. Estas métricas também são importantes porque, sem elas, você só consegue ver uma parte do impacto da campanha.
Este artigo do The Drum sobre atribuição em dispositivos móveis irá ajudar você a aprender a recolher dados sobre conversões por visualização, saber quais são os desafios e o que esperar. O The Drum também discute as diferenças importantes entre dados dentro de aplicativos, que podem identificar status sobre um dispositivo específico, e dados de navegadores (browsers) em dispositivos móveis, nos quais isso não é possível. É fundamental analisar os dados do app e do navegador para obter um resultado real da campanha.

5. Taxas de interação
Existem diversos tipos de interação: número de cliques em "curtir", comentários e calls-to-action (CTAs) são os mais comuns. Para descobrir sua taxa de interação, siga a recomendação do Aflua e olhe para o número total de interações e, depois, divida esse valor pelo número de visualizações totais deste conteúdo determinado. Ao compilar dados com base nas interações gerais dos anúncios, você pode obter conhecimento sobre o valor e impacto da campanha para depois compará-los aos padrões da indústria.
As campanhas para dispositivos móveis são uma ferramenta poderosa para atingir sua audiência e, hoje em dia, você não está mais confinado a poucas métricas para medir seu ROI em dispositivos móveis. Com essas análises à disposição, é possível extrair dados enriquecedores sobre a eficácia da sua campanha.

≥≥ Precisa de um atalho?

  1. Combine os dados do seu anúncio com os das mídias sociais para ter uma visão mais abrangente do resultado da sua campanha.
  2. Defina exatamente o que considera conversão para sua campanha, assim, será possível rastrear este resultado com precisão.
  3. Meça o impacto geral na otimização da marca e visualizações.

Quer saber mais? Conheça nossos autores
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.