Categorias

Arquivo

15 de agosto de 2016

A publicidade digital continua crescendo e, com isso, ampliam-se também as possibilidades de formatos de anúncios. Tanto a Emarketer (Valor Econômico) quanto o grupo Interpublic (New York Times) reportaram que os gastos com publicidade digital vão superar os investimentos em TV nos Estados Unidos em 2017. Nunca foi tão importante entender as peculiaridades do meio, que não só cresce, mas evolui ano a ano.

Uma decisão simples, como escolher o melhor formato de anúncio mobile para o seu objetivo de comunicação, pode ser desafiador para qualquer um, do profissional de marketing experiente até alguém em início de carreira. Como novas opções estão sempre aparecendo, apresentamos aqui uma seleção rápida com os cinco formatos de anúncios para celulares e seus benefícios.


1.BANNER
Os banners são anúncios discretos e pouco chamativos, mas, se sua marca é reconhecível, eles podem funcionar como uma ferramenta eficaz de notoriedade espontânea. Eles são os formatos mais comuns às plataformas e normalmente permitem uma variedade de custos e métodos de compra – da programática ao custo por clique.

2. INTERSTICIAL
Os anúncios intersticiais são projetados para aparecer em forma de pop-up enquanto o conteúdo do site para celulares ou do aplicativo está carregando. Este tipo de publicidade toma conta de toda a tela, proporcionando aos anunciantes um espaço grande para o envio de mensagens mais complexas ou chamadas para ação interativas, mas esta abundância de espaço pode ser um perigo: esses anúncios são considerados extremamente irritantes para os usuários, como lembra a analista do Google Mariya Moeva, em artigo publicado no iMedia, chamando-os de "problemáticos" e "frustrantes".
Segundo o diretor de produto da bem-sucedida agência InMobi, os anúncios intersticiais são os que oferecem maior conversão nos aplicativos de redes sociais e entretenimento, e a gigante Snapchat anunciou no início de junho, por sua vez, que passará a incluir este tipo de anúncio, antes restrito às seções Discover e Histórias dos utilizadores, de acordo com o site Brainstorm #9.
Esses fatos ilustram a importância de se testar diferentes formatos de anúncios para dispositivos móveis até encontrar o melhor, demonstrando que até mesmo os anúncios mais controversos – como os intersticiais – podem ter sua utilidade.

3. NATIVE
O anúncio native é criado para se encaixar em meio ao conteúdo, adotando o aspecto e visual das publicações do site ou rede social – na forma de um slideshow, tutorial sobre como fazer ou mesmo anúncios de postos de gasolina no Waze, por exemplo. Algumas das campanhas de publicidade de maior sucesso hoje enfatizam valores da empresa e da marca, em vez de um produto específico. Para se conectar com seu público-alvo (homens e mulheres instruídos), a marca Cole Haan patrocinou, de forma estratégica, uma série do site Mic sobre "jovens mulheres que estão ajudando a traçar um novo caminho para a geração de hoje". O artigo virou notícia no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Leia em português no site do Estadão.

4. VÍDEO
Os anúncios em formato de vídeo aparecem na tela quando um utilizador está num aplicativo ou site. De acordo com um estudo da Unity Technologies, o vídeo é o melhor tipo de anúncio para algumas audiências. É o caso dos jogadores de videogames em dispositivos móveis, que preferem este tipo de publicidade nos jogos gratuitos, como confirma o relatório da empresa de consultoria eMarketer. Esses vídeos aparecem normalmente como parte do jogo e oferecem recompensas por visualização, o que proporciona um elevado nível de engajamento.

5. RICH MEDIA
Os anúncios rich media são parecidos com os de vídeo por sua versatilidade e custo relativamente alto. O formato encoraja a liberdade criativa, por isso, para se chegar ao resultado final, é preciso investir em pessoal e horas de trabalho. Esses anúncios são interativos, dinâmicos e projetados para engajar usuários com seus gráficos e APIs inovadores. De acordo com dados da Smart Insights, eles podem aumentar o número de cliques substancialmente.

≥≥ Precisa de um atalho?

  1. Os cinco melhores formatos de anúncios para celulares: banner, intersticial, native, vídeo e rich media.
  2. Cada formato tem pontos fortes que o transformam na ferramenta ideal para propostas específicas de marketing.
  3. Uma combinação de formatos de anúncios é, provavelmente, a melhor opção para você, pois, assim, é possível direcionar a campanha para diferentes utilizadores – em variados estágios de percepção da sua marca ou produto.

Quer saber mais? Conheça nossos autores
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.