Categorias

Arquivo

9 de novembro de 2016

"A surpresa é metade da batalha. Muitas coisas são metade da batalha: perder é metade da batalha. Temos que nos concentrar na batalha inteira." Esse célebre trecho do filme Os Intocáveis pode ser facilmente aplicado ao investimento na estratégia de mobile marketing nos dias de hoje. Neste artigo, vamos abordar a "batalha inteira" a ser travada no campo programático: o mobile marketing, o out of home (OOH), a TV linear, o rádio, o celular. Toda batalha precisa começar com um primeiro passo prático e, portanto, este post fará a análise de uma técnica simples e de baixo custo de programática mobile para alavancar qualquer campanha OOH.

A geolocalização aumenta o desempenho
Cada um dos seus anúncios direcionados ao público que se encontra fora de casa (os chamados out of home) tem uma latitude e longitude física, conhecida e definida. Os fornecedores de mídia OOH são frequentemente comparados a corretores de imóveis, pois eles sabem onde anunciar e sabem a exata posição de cada um dos anúncios. Portanto, peça para o seu fornecedor de mídia out of home um esquema completo sobre quando e onde o seu anúncio será publicado.
Para promover o lançamento do filme 50 Tons de Cinza na Inglaterra, a Blis Media usou a geolocalização para identificar usuários que estavam dentro de um raio de 100 metros dos outdoors digitais da Universal. A campanha focou principalmente as espectadoras, alcançando CTR máxima de 0,56% — e, de acordo com a Smart Insights, a média global de CTR é de 0,17%.

A determinação da localização pode ser realizada gratuitamente
Com apenas um toque de mágica de uma planilha, o esquema que você vai pedir para o seu fornecedor de OOH pode ser transformado em um conjunto simples de instruções de direcionamento para a sua plataforma de compra de mídia programática (do inglês, Programmatic Demand Side Platform - DSP). Após configurar a campanha dentro da DSP, basta garantir que a sua campanha mobile esteja sincronizada do começo ao fim com as mesmas datas que os seus anúncios OOH. Depois, utilize o sistema operacional para identificar apenas celulares. Por fim, ative a geolocalização a partir da DSP. Se o sistema que você utiliza não conta com uma tecnologia de geolocalização integrada, é interessante formar uma parceria com uma plataforma como Simpli.fi, Near ou ainda as que atuam no mercado brasileiro como MediaMath, TURN e Melt.

A proximidade incentiva o reconhecimento da marca
Que tal analisar o resultado de suas campanhas anteriores para aumentar o reconhecimento da marca? Esses dados são um poço de informações valiosas – a empresa de publicidade mobile pode fornecer uma lista com as IDs dos dispositivos que estiveram a até 100 metros da latitude e longitude físicas dos seus outdoors digitais, por exemplo. Entregue a esses usuários a mesma mensagem que eles viram no seu anúncio digital. Um outro estudo de caso da Blis ilustra bem essa estratégia: usando a publicidade mobile, a Coca-Cola alcançou os consumidores que se encontravam perto dos seus anúncios OOH em locais de transporte público ou em eventos especiais.

A geolocalização fornece sofisticação
Vale lembrar que a geolocalização pode ser considerada um nível extra de requinte para a campanha, e não um substituto da sua estratégia de mobile marketing existente. A sua campanha mobile também pode ser direcionada para aplicativos para celular, como Snapchat, YouTube ou Facebook Exchange, e ainda pode usar os dados internos da empresa ou informações adquiridas de uma plataforma de gestão de dados - DMP (Data Management Platform).
A geolocalização é uma forma simples e com excelente custo-benefício para tornar a sua campanha mais precisa. Em vez de publicar na internet anúncios mobile sem nenhum planejamento, por que não sincronizar as suas estratégias de mobile marketing com suas estratégias de mídia OOH?

>> Precisa de um atalho?
  1. Você pode usar a geolocalização para entregar anúncios mobile usando as coordenadas do seu outdoor digital.
  2. A geolocalização de anúncios OOH pode melhorar o alcance e reconhecimento da sua campanha. Em alguns casos, sem nenhum custo extra.
  3. Os estudos de caso demonstram um aumento de CTR com a geolocalização de anúncios OOH.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.