Categorias

Arquivo

17 de outubro de 2016

Imagine chegar em casa numa noite de inverno e encontrar o lar aquecido, na temperatura ideal, do jeito que você gosta. O IFTTT pode fazer isso por você, simplesmente alertando o sistema de calefação do seu apartamento quando detecta sua proximidade, ligando-o automaticamente. O nome pode soar curioso para quem não tem intimidade com ele, mas é a sigla para If This Then That, um aplicativo que combina outros apps e gadgets conectados à internet para automatizar tarefas cotidianas. Lançado nos Estados Unidos em 2011, o serviço é gratuito e hoje conta com inúmeros recursos integrados. É possível criar rotinas – chamadas de "receitas" dentro do app – juntando serviços como Facebook, Instagram, Gmail e outros.

Uma mãe que busca o filho no colégio diariamente, por exemplo, pode criar uma receita unindo geolocalização com envio de mensagem de texto. Assim que o seu carro entra num raio de oitocentos metros da escola, detectado no Waze, a criança recebe um SMS avisando que a mãe está chegando. Você também pode avisar sua chegada aos colegas que trabalham numa determinada região da cidade, quando atinge uma distância determinada no mapa, enviando mensagens para todos. Cada receita é ativada por um "gatilho" definido pelo usuário, que escolhe quando e como a ação vai ocorrer durante o dia a dia.

No site oficial, há inúmeras maneiras de como as receitas podem ser criadas, automatizando processos para notificar pessoas, conectar eletrodomésticos, receber alertas de notícias e ofertas ou ajudar a dar um upgrade na produtividade diária. Com interface flat e bastante intuitiva, o aplicativo possui um tutorial extremamente didático que mostra em poucos passos como ajustar os mecanismos que permitem integrar diferentes funções no seu device móvel.

Apesar de pouco exploradas, as ações de comunicação e marketing na plataforma começam a aparecer sutilmente. A Philips, por exemplo, possui um destaque no site do aplicativo explicando como as lâmpadas Hue, que são controladas por dispositivos móveis, funcionam perfeitamente integradas ao IFTTT. A partir dessa ideia luminosa, é possível imaginar um mundo de ações baseadas no aplicativo, pois o feature de geolocalização é o ponto forte do sistema. Como ele funciona integrado ao Google Maps ou ao Waze, é possível detectar potenciais rotinas dos usuários da plataforma e estruturar publicidade móvel para atingir estes diferentes públicos em momentos específicos de sua jornada diária.

Ao automatizar processos do cotidiano, o IFTTT oferece caminhos estratégicos bastante interessantes para divulgações de marcas, produtos e serviços. Trabalhando com contextos relevantes, o aplicativo pode ser um espaço no qual a publicidade tem possibilidade de ser incorporada de maneira inteligente, transformando-se em conteúdo essencial na rotina dos seus usuários.

>> Precisa de um atalho?
  1. O If This Then That é um aplicativo que automatiza rotinas do cotidiano integrando outros apps e devices conectados à Internet.
  2. O feature de geolocalização é um dos pontos fortes do aplicativo.
  1. Apesar de pouco explorada, a plataforma oferece inúmeras possibilidades para se pensar ações de comunicação e marketing envolvendo produtos, marcas e serviços.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.