Categorias

Arquivo

5 de dezembro de 2016

Existem oportunidades imperdíveis para alcançar os consumidores em seus celulares e realizar um investimento em publicidade de forma assertiva. Afinal, de acordo com o relatório State of Marketing 2016, da Salesforce, o uso e impacto do mobile marketing só cresce a cada ano: em 2014, 14% dos líderes de marketing entrevistados afirmaram que o mobile marketing estava diretamente vinculado à principal fonte de receita da empresa, enquanto, em 2016, esse percentual subiu para 50%.
Mas os smartphones são engenhocas variadas e complicadas. Por isso, marcas e publicitários precisam conhecer não apenas o funcionamento de cada plataforma mobile, mas também a forma de interação de seus usuários. Compreender as tendências mobile entre consumidores pode ajudar a planejar o seu investimento em publicidade adequadamente.

Alimente o apetite por aplicativos
As estatísticas de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República mostram que 76% dos internautas acessam a Internet todos os dias, navegando por uma média de 5 horas diárias durante dias úteis e 4,5 horas nos finais de semana. Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 do IBGE, o uso do telefone celular ou tablet para acessar a internet, no Brasil, superou o uso do computador em algumas regiões. Com certeza, já passou da hora de aproveitar o apetite dos consumidores por aplicativos mobile. Portanto, é importante começar a construir campanhas baseadas em apps.

No Brasil, o uso das mídias sociais é intenso. Segundo a pesquisa da Secretaria Comunicação, as redes mais populares entre as pessoas que usam internet no Brasil são Facebook (83%), Whatasap (58%), YouTube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). Vale lembrar que grande parte do acesso às redes sociais e demais ferramentas de comunicação é realizado por meio de aplicativos, e que alguns deles conseguem absorver o usuário por longos períodos. É o caso do Waze, que segundo relatório do App Annie, foi o sexto aplicativo em tempo de uso no Brasil em 2015. Sendo assim, publicar conteúdo por meio desses apps pode parecer uma estratégia meio óbvia, mas você pode investir no seu próprio aplicativo, de forma que os consumidores tenham uma plataforma segura para interagir com a sua marca da maneira que preferirem.

Explorando as mídias sociais
Considere realizar um investimento em publicidade nas mídias sociais para maximizar o mobile marketing e conectar-se com usuários. Embora o Facebook seja, de longe, a rede social mais popular, com mais de um bilhão de usuários, o Instagram (a subsidiária do Facebook que divulgou recentemente possuir 500 milhões de usuários, sendo 300 milhões ativos diariamente) pode ser mais útil para um anunciante mobile. Diferentemente do Facebook, o Instagram é originalmente feito para celular e tem melhor funcionalidade em uma plataforma mobile (por exemplo, não é possível carregar uma foto no Instagram diretamente do seu laptop, apenas do seu celular). O recurso para marcar a localização é considerado extremamente útil para vários publicitários mobile que utilizam a geolocalização. Uma forma divertida de aliar essa função à sua campanha do Instagram é criar uma caça ao tesouro – real ou virtual.

A marca Reebok lançou uma caça ao tesouro em São Francisco, nos EUA, durante a primavera de 2015. De acordo com o site Campaign Live, "Hunt the Pump" permitiu que os usuários que seguiam o perfil @zpump_startingline tivessem acesso a uma tabela de fotos com a logomarca da Reebok escondida. Uma "curtida" e um clique no logo levava o usuário para o próximo destino mapeado na jornada, onde eles poderiam clicar em outro logo. Aqueles que completavam a corrida tinham a chance de ganhar um par de tênis. Essa campanha, que combinou elementos de jogo em sua estratégia, é inspiradora. De acordo com o site Statista, a previsão é de que as receitas e o número de usuários no mercado de mobile games cresçam anualmente no Brasil – o que abre mais oportunidades para investimento em publicidade.

Envie mensagens de texto com ofertas, incentive a fidelização
Embora seja uma forma de comunicação muito utilizada, a mensagem de texto não precisa ser o foco das suas campanhas de marketing. Lembre-se de que as pessoas utilizam as mensagens de texto para interações essenciais com suas famílias e amigos, portanto, enviar um anúncio por meio dessa plataforma pode ser desagradável para o usuário, apesar desse meio ser utilizado de forma assertiva por algumas marcas.

Uma das melhores maneiras de utilizar mensagens de texto é criando um programa de fidelidade. Esse tipo de incentivo atrai o cliente por meio de ofertas e descontos em compras, disponibilizados após o fornecimento de seus dados de contato. É importante oferecer promoções que realmente valham a pena para o consumidor. Eles ainda podem continuar utilizando o programa de mensagens para acumular pontos, por exemplo. E a marca também sai ganhando, captando milhares de telefones e e-mails, que podem ser utilizados para entender melhor o comportamento de seus clientes e enviar ofertas mais personalizadas.

≥≥ Precisa de um atalho?
  1. Aproveite a quantidade imensa de tempo que as pessoas passam em aplicativos.
  2. Alcance o seu público-alvo por meio de campanhas interativas em mídias sociais.
  3. Considere investir em um programa de fidelidade para atrair os consumidores para sua localização física.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.