Categorias

Arquivo

16 de dezembro de 2016

Com a chegada do mês de dezembro, o clima natalino começa a invadir as ruas. O Natal se aproxima e sabemos que nesta data estão todos comprando presentes e ingredientes para a ceia. Os dados do Waze nos ajudam a entender o comportamento desses consumidores.





Em ano de crise e incerteza, o consumidor está mais receoso com os gastos de fim de ano, pesquisando preços e opções de compra. O foco desse consumidor é visitar locais onde rapidamente encontre várias possibilidades e possa escolher entre as melhores.

Shopping Centers, Web e Lojas de Departamento são os lugares ideais
De acordo com uma pesquisa da CNDL e SPC, shopping centers são o principal destino dos consumidores, seguidos por lojas virtuais, lojas de departamento e lojas populares de rua, mostrando a força do comércio nas lojas físicas.


Como é o comportamento do consumidor na hora das compras? Quando ele vai às lojas? A que horas?
Buscamos nos nossos números do Natal do ano passado insights sobre o comportamento dos consumidores no Waze. Pesquisamos as categorias "Shopping Center", "Lojas de Departamento" e também "Supermercados" para entender quando e onde acontecem as compras para a noite feliz. E percebemos claramente um aumento de navegações em todas essas categorias.

Navegação a shopping centers



O brasileiro, como já sabemos, deixa tudo para a última hora. E os dias mais concorridos nos Shoppings são 21, 22 e 23. As ruas ao redor desses estabelecimentos ficam supercongestionadas também. A estratégia dos shoppings de ficarem abertos até tarde se prova eficaz, já que a maior parte dos consumidores aproveita as última horas do dia para realizar as compras.

Navegações a lojas de departamento (eletrodomésticos & móveis)



As visitas às lojas de departamento ficam mais diluídas durante os dias de pico - 21, 22 e 23. Mas vale dizer que os consumidores retornam a essas mesmas lojas antes do Réveillon, possivelmente para fazer trocas e novas compras.

Navegações para supermercados



Para os supermercados, o fenômeno dos dias anteriores ao Natal se repete, mas, claramente, os consumidores usam as últimas horas de abertura dos mercados do dia 24 para comprar os ingredientes da ceia - será que eles estão atrás dos ingredientes mais frescos ou de fato estão atrasados?

No Waze, vemos empresas que já estão atentas aos insights dos consumidores para traçar suas estratégias de comunicação, entendendo o comportamento deles nessa época do ano. É o caso de O Boticário, que mantém uma campanha específica com o objetivo de levar os consumidores aos shoppings e às lojas de rua. "Os anúncios no Waze fazem a ponte entre todos os esforços de comunicação do O Boticário com as lojas físicas em todo o Brasil. Destacar as lojas no mapa ajuda os consumidores a encontrar a loja mais próxima e facilita a chegada até lá. Assim eles perdem menos tempo no trânsito e investem mais comprando os presentes ideais para as pessoas que amam", afirma Heloisa Souza, Gerente Comunicação Dirigida e Produção no Grupo Boticario.

facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.