Categorias

Arquivo

23 de fevereiro de 2017

ROBO é a sigla em inglês para Research Online, Buy Offline. Ou seja, "pesquise online, compre offline", continua sendo um padrão de comportamento do consumidor. E antes de considerá-lo mero jargão de marketing, vale entender o que se trata e prestar atenção à sua volta para vê-lo em ação. Você também poderá encontrar por aí a sigla ROPO (research online, purchase offline), mas o conceito das duas expressões é exatamente o mesmo, só muda uma palavrinha.



É fato que o e-commerce está crescendo, mas as compras offline (ou melhor, nas lojas) são predominantes em todo o mundo e, claro, ainda dominam as vendas no Brasil. Segundo o infográfico sobre ROBO da empresa de pesquisa Bazaar Voice, nos EUA, onde o e-commerce tem proporções gigantescas, 90% das compras ainda são feitas em lojas físicas.

Para estudar pessoalmente esse comportamento do consumidor, recomendo ver as coisas de perto, visitar lojas dos setores de eletrodomésticos e linha branca, eletrônicos, utensílios domésticos, automotivos, jogos e brinquedos, ferramentas, produtos infantis. Assim você verá o conceito ROBO em ação: boa parte das pessoas estará com seu smartphone em mãos, pesquisando antes de comprar. E ainda há a parcela de consumidores mais difícil de avaliar sem abordagem direta - aqueles que fazem a lição de casa e vão à loja com a pesquisa online realizada de antemão.

O que mudou com a disrupção digital não foi só o surgimento de um novo canal de vendas diretas. O comércio eletrônico, com a multiplicação dos smartphones e a internet de bolso, também alterou o comportamento do consumidor. Por isso, o ROBO veio para ficar.

Caso você seja o proprietário ou o responsável por uma loja, vale conhecer os itens importantes de uma estratégia ROBO para manter seu negócio competitivo, sobretudo antes de datas-chave para seu segmento - seja o Natal, Dia das Mães, das Crianças, dos Pais, dos Namorados. Arregace as mangas e aproveite essa ferramenta de marketing para alavancar seus negócios.

Garanta que sua empresa esteja na internet e preparada para aparecer em smartphones de todos os tipos: no Google Meu Negócio você pode fazer isso rapidamente. Caso já tiver seu site ou presença nas redes sociais, crie conteúdo de fácil acesso e rápida leitura, recomendações de experts e análises de produtos. É crítico estimular e gerenciar conteúdo gerado por outros consumidores. Reviews de produtos são o formato mais tradicional e um dos que criam maior tração, dependendo do tipo de produto comercializado. Produtos mais técnicos - pneus, por exemplo - podem se beneficiar com conteúdo produzido por experts; já itens de consumo de larga escala, como os smartphones, costumam depender mais de reviews e opiniões de outras pessoas.

Investir no Google AdWords é fundamental. Caso seu cliente potencial não tenha feito a pesquisa antes de sair de casa ou ficou na dúvida na hora do compra, lembre-se de que todo mundo começa a pesquisa "dando um Google".

Native Ads e geolocalização também são muito importantes nesta estratégia: certifique-se de que sua loja esteja no mapa e amplifique seu poder de influência quando as pessoas estiverem passando por perto ou dirigindo-se a ela.

E mais: aprimore seu sistema de informações. Faça as contas para manter o controle e aprimorar suas iniciativas e calcule cada R$ 1 em compras na loja que foram influenciados por conteúdo online. Assim seus negócios crescerão em compasso com todos os recursos que o marketing digital pode oferecer.

>> Precisa de um atalho?
  1. Antecipe sua estratégia ROBO e fique atento às datas de varejo mais importantes ou datas-chave de seu segmento, quando você deve concentrar esforços.
  2. Crie e gerencie conteúdos adequados para sua categoria de varejo: dicas de experts para produtos mais técnicos, conteúdo gerado pelos usuários para produtos comuns.
  3. Invista em publicidade e controle seus resultados.

Fernando Dineli é Mestre em Comunicação Social - Especialista em grupos sociais e cultura midiática. Publicitário formado pela FAAP. 18 anos de experiência no mercado de marketing, Desses, 10 anos focados em planejamento estratégico e negócios. Hoje atua na Accentiv', empresa especialista em Marketing de Relacionamento do Grupo Edenred, onde começou em 2015 como consultor. Quer saber mais? Conheça nossos autores
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.