Categorias

Arquivo

16 de fevereiro de 2017

Uma das festas mais populares do Brasil está se aproximando! Sabemos que os brasileiros aproveitam o feriado para viajar, seja para curtir o Carnaval, ou para fugir dele.


Através dos dados do Waze, conseguimos ter insights poderosos sobre o comportamento do brasileiro durante o Carnaval, entendendo quando e como eles viajam, quais atividades realizam neste período ou quais deixam para começar logo após o feriado.


A partir do gráfico abaixo, podemos acompanhar o comportamento diário dos brasileiros que viajam neste período:



  • Na sexta-feira que antecede o Carnaval, vemos o pico de navegações para aeroportos e estações de ônibus, quando as pessoas estão indo viajar.
  • Sexta e sábado o total de KM percorridos pelos brasileiros aumenta 34%: momento em que pegam o carro e vão para a estrada!
  • Sábado é dia de chegada nos hotéis.
  • Domingo ainda tem um certo movimento de chegada nos hotéis.
  • Terça e quarta são os dias para voltar para casa. Cresce a ida para estações de ônibus, para postos de combustível e para aeroportos.


Algumas categorias têm destaque no mês da folia, com um aumento significativo no volume de navegações:

  • Praia se destaca como um destino favorito entre os brasileiros.
  • Sorveterias já costumam ter mais movimento no verão, mas ainda assim, durante o Carnaval o movimento aumenta ainda mais.
  • Serviços para carros e locadoras de carros também ganham destaque, devido às viagens feitas de carro neste período.
No gráfico podemos ver os picos de navegações para cada categoria:



A timeline abaixo traduz o aumento do volume de navegações por dia e por categoria comparando com a média de Fevereiro:




O ano só começa depois do Carnaval!

Se matricular na academia ou passar a frequentar mais a academia que está matriculado estão entre as principais resoluções de ano novo dos brasileiros. Porém, essas resoluções só começam a valer mesmo depois da folia.

Abaixo, nos dados do Waze, podemos ver como o volume de navegações para academias e locais de prática de atividades físicas dispara logo após o Carnaval.
Esperamos que esse ano o comportamento dos brasileiros seja bem similar ao ano passado.
É uma boa oportunidade para as marcas aproveitarem esses insights para definir suas estratégias e marcarem presença no mapa do Waze, trabalhando Location Awareness, ou seja, sinalizando seus estabelecimentos nos locais de grande movimento durante o Carnaval para impactar os brasileiros que estão se deslocando e terão seus momentos de consumo e de realização de certas atividades, podendo ser influenciados e tomarem atitudes a partir das oportunidades que surgem em suas rotas.  

facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.