Categorias

Arquivo

17 de março de 2017


Imagine só a seguinte situação: você está na cidade de São Paulo e precisa ir para uma reunião importante do outro lado da cidade. Nos últimos anos, tem utilizado os diferentes aplicativos de mobilidade urbana disponíveis em seu smartphone - adotando cada um deles, em períodos diferentes, como ferramentas de locomoção no cotidiano. Pensa, em um primeiro momento, em chamar um Uber – intuindo que este terá um preço melhor naquele momento. No entanto, você lembra que nesse horário o trânsito está um pouco pesado e um táxi poderia fazer o trajeto mais rápido circulando pelos corredores de ônibus – talvez a melhor escolha seja o app da 99Taxis ou o Easy Taxi. Porém, outra lembrança ocorre: o aplicativo Cabify (que você usou apenas uma vez) enviou uma mensagem com um desconto de 20% para sua próxima corrida. O ideal seria fazer uma estimativa de preço em cada um deles, mas o tempo é curto para pesquisar em todas as plataformas e, certamente, você chegaria tarde para a reunião.

Pensando nesse tipo de cenário, foi lançado no final de 2016 o VAH, um aplicativo que verifica ao seu redor qual os melhores preços que apps de mobilidade urbana (Uber, Cabify, 99 e Easy) estão oferecendo naquele momento. Criado pelo empresário Marcio Bern, a ferramenta utiliza geolocalização e se conecta aos diferentes aplicativos que você possui em seu smartphone, mostrando de maneira rápida o tempo que cada veículo demora para chegar e uma ordem crescente de preços finais das corridas.

O VAH coloca em discussão o uso estratégico da geolocalização e fomenta uma competição entre as diferentes empresas de mobilidade urbana. Não é por acaso que, desde a entrada do app no mercado, empresas como a 99Taxis e a Cabify aumentaram consideravelmente o número de cupons promocionais com corridas gratuitas e descontos que chegam em até 20%. Afinal de contas, um dos diferenciais do VAH é o fato de que ele exibe quais aplicativos estão oferecendo descontos.

Apesar de ser uma plataforma nova, já é possível pensar estrategicamente em possibilidades de geo-marketing. O VAH, em um futuro não muito distante, pode se tornar um agregador de cupons virtuais promocionais e ter parcerias com os diferentes apps que se conecta.

O aplicativo VAH ainda não exibe nenhum tipo de publicidade em sua interface e é possível que esteja baseando seu modelo de negócio em captura de dados dos usuários para possíveis parcerias futuras com empresas, marcas, produtos e serviços. O grande diferencial da plataforma, sem dúvida alguma, é ser pioneira em prestar um serviço para as pessoas que precisam se deslocar no ritmo frenético do cotidiano de grandes centros urbanos como São Paulo.

>> Precisa de um atalho?
  • No final de 2016 foi lançado o aplicativo VAH, uma plataforma que compara preços de apps de mobilidade urbana;
  • O aplicativo compara, principalmente, os preços e o tempo de chegada da 99Taxis, Easy Taxi, Uber e Cabify.
  • A solução coloca em discussão as inúmeras possibilidades de modelos de negócios e estruturação de bases de dados de consumidores que estão em trânsito nos grandes centros urbanos.

Vince Vader é doutor em comunicação e consumo, game designer e supervisor da área de games do curso de Tech da ESPM. Também é autor dos livros "Game Design" e "Game Cultura" lançados pela Cengage Learning. Quer saber mais? Conheça nossos autores.

facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.