Categorias

Arquivo

4 de maio de 2017

Atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é a segunda data mais importante em volume de vendas para o varejo brasileiro. E no cenário que estamos vivendo com expectativa de início de recuperação da crise econômica – a previsão é de um crescimento de +0,5% do PIB – e com a liberação do FGTS, o mercado anda otimista neste ano, prevendo crescimento nas vendas em relação ao ano passado.

Mas, para aproveitar as oportunidades que o Dia das Mães traz para as marcas, é importante estar atento ao comportamento do consumidor. Só assim, você consegue chamar a atenção das pessoas no momento certo. O lado bom dessa missão é que, na hora de comprar presentes para as mães, os filhos são bastante previsíveis. Isso pode ser percebido nas categorias com maior intenção de compra na época:



Os consumidores também não se planejam com muita antecedência. De acordo com dados internos de busca do Google, o interesse pelas compras para o Dia das Mães acelera apenas a partir da última semana de abril.

Segundo dados do Waze de 2016, quanto mais perto do segundo domingo de maio, maior a navegação para destinos típicos dos consumidores nessa época, como floriculturas. Só na Feira de Flores de São Paulo, a maior do Brasil, a venda de flores dobra de tamanho nas semanas anteriores à data, chegando a uma média de 2 mil toneladas de flores por semana.



A categoria de shoppings é, inclusive, a maior do Waze — o que mostra uma ótima oportunidade para marcas investirem em marketing mobile e impactarem os consumidores que estiverem indo fazer compras ou passeando pelas redondezas. Restaurantes, um programa comum das famílias no Dia das Mães, estão em segundo lugar no volume de navegação geral no Waze.

Fale com motoristas que estão a caminho de shoppings ou a um determinado raio do seu comércio ou restaurante. Capte os consumidores que usaram o seu trajeto para tratar de assuntos aleatórios. Utilizar a geolocalização aliada a uma campanha simples, direta, intuitiva pode inspirar o desejo de uma compra fora dos planos. Sorte das mães presenteadas e ponto para sua marca!



Em uma data em que os passos dos consumidores são tão previsíveis, quem não aproveita a geolocalização em seus anúncios está perdendo uma grande oportunidade. Aproveite o Dia das Mães para que sua marca marque presença no contexto certo, de diferentes formas e segmentações. Ainda dá tempo de fazer uma boa ação de marketing mobile, afinal, neste ano, temos quase uma quinzena completa em maio para ativá-la.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.