Categorias

Arquivo

10 de julho de 2017

Principal data do varejo no terceiro trimestre, o Dia dos Pais vem aos poucos se destacando em relação a outras datas sazonais. E a hora de começar a se planejar é agora: segundo dados do Google de 2016, as buscas por presentes de Dia dos Pais no varejo começam a crescer a partir do dia 10 de julho. Mas se o planejamento começa cedo na internet, a maior parte das compras acontecem em lojas físicas na própria semana do evento.

Nessa corrida pelo presente perfeito, algumas categorias se destacam, como os telefones celulares e os artigos esportivos. Mas seja qual for o presente que os filhos escolherem, a intenção é sempre a mesma: mostrar para os pais o quanto eles são importantes.

E as marcas têm a oportunidade de ajudar estas pessoas a cumprirem essa missão. Analisamos as variações nas navegações do Waze no mês de agosto em 2016 para identificar os melhores contextos para sua marca se destacar com mobility marketing.

Confira o que descobrimos sobre o comportamento do consumidor nos dias que antecipam o Dia dos Pais:

A busca por presentes para pais conectados
Os filhos podem pesquisar o preço dos celulares na internet, mas a compra final é feita nos shoppings, principal destino de quem busca smartphones.

Cerca de 66% dos Wazers compraram celular em uma loja física em 2016. E grande parte dessas compras acontece na própria semana que antecede o Dia dos Pais, como mostram dados de navegações do Waze para shoppings em 2016:


O dia que mais gera movimento nos shoppings com filhos em busca de presentes é a sexta-feira, seguida pela quinta e pelo sábado. O baixo movimento na própria data já indica um comportamento que é visto no Waze em todas as categorias no Dia dos Pais: as pessoas reservam o domingo para passar o dia com a família.

A busca por presentes para pais esportistas
Outra categoria que se destaca nas compras de presentes para os pais é a de artigos esportivos.


Os pais podem ser atletas, mas os filhos quase chegam atrasados na corrida pelo presente ideal: mais de 70% deles compra este tipo de presente no sábado do próprio fim de semana.

A busca por presentes para pais fashion
A turma que aposta em calças, camisetas e nas clássicas meias e gravatas também chega em cima da hora na busca por presentes. Entre as principais categorias do varejo que movimentam o Waze na semana do Dia dos Pais, esta é a única que tem navegações acima da média na própria data comemorativa.


Mesmo com o movimento elevado nas fast fashion no domingo, a principal data para as compras de presentes é mesmo o sábado - com quase o dobro do volume de navegações.
A busca por presentes para pais leitores
Na semana dos pais, as livrarias também apresentam um movimento fora do comum, mas o comportamento dos Wazers muda de loja para loja, como percebemos nas navegações para Fnac e Saraiva:


A busca por presentes para pais cheirosos
Quando analisamos navegações para determinadas lojas, a concentração de navegação no fim de semana do Dia dos Pais fica ainda mais evidente. É o caso de O Boticário, uma das marcas que mais investe na data, e que vende produtos de higiene, beleza e perfumaria, a escolha de presente de muitos filhos. As navegações no sábado de Dia dos Pais chegam a ter um aumento de 126% em relação à média do mês de agosto.

Um dia para ficar junto com a família
Se no varejo o domingo costuma ser sinônimo de calmaria, nos restaurantes o movimento é contrário. No mês de agosto de 2016, o fim de semana do Dia dos Pais foi o único em que o volume de navegações para restaurantes foi maior no domingo do que no sábado. Além de trajetos para restaurantes, o Dia dos Pais é marcado no Waze por viagens com distâncias maiores, percorridas pelos Wazers que moram longe de seus pais, e por um número menor de usuários online no app. Ou seja, o domingo é mesmo um dia para ficar junto com a família.

Para as marcas, o Dia dos Pais é uma data que traz oportunidades para variados setores. Apostar no mobility marketing é uma maneira assertiva de trabalhar a visibilidade da sua marca de forma contextualizada e em momentos-chave, quando o motorista está próximo ao seu ponto de venda nos dias que antecedem o Dia dos Pais.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.