Categorias

Arquivo

19 de outubro de 2017

Há mais de cinco anos, o prêmio Smarties, criado pela MMA (Mobile Marketing Association), elege as iniciativas de mobile marketing mais criativas e bem sucedidas no mundo. Um reconhecimento à inovação que acontece todos os dias nesse campo em constante evolução. Acompanhar os vencedores do Smarties é uma ótima maneira de observar como profissionais de agências e anunciantes que estão explorando o poder do mobile para criar campanhas inovadoras, além de ampliar o seu conhecimento s sobre o mobility marketing.

O Waze Ads esteve mais uma vez presente na entrega dos prêmios para os finalistas da América Latina, e aproveitamos a experiência para contar algumas das principais tendências. Inspire-se com os vencedores do MMA Smarties Global e Latam:

Carros conectados

Como mostramos aqui, a chegada dos carros conectados será uma revolução tão grande quanto foi o lançamento do iPhone, há 10 anos. Essa nova era está apenas começando, mas já podemos ver grandes resultados a partir da apropriação dos carros com acesso à internet. É o caso do app que a Shell fez no Reino Unido - que levou o ouro na categoria Mobile Payments. A tecnologia desenvolvida em parceria com a Land Rover e a Jaguar permite que motoristas paguem pela gasolina direto no painel. Assim, o motorista não precisa se ausentar do veículo - ideal para quem tem crianças ou cachorros no banco de trás. 

Promoções e Gaming

Basta ver o fenômeno que foi Pokémon Go em seu lançamento, como já analisamos, para perceber o quão propício o mobile é para esse tipo de linguagem que engaja o usuário. Vimos o marketing se apropriar disso nos vencedores do Smarties. O McDonald’s levou o ouro nas categorias Mobile App e Promotion do Smarties Global, pelo aplicativo que trouxe o tradicional jogo de Monopoly da marca para o celular dos consumidores, com conceitos de real time e location awareness. A febre foi tão grande na Austrália, que impulsionou a volta do Monopoly tradicional: o jogo entrou para lista dos apps mais baixados, como mostrado neste vídeo. Chamar a atenção do consumidor a caminho dos pontos de venda da marca com promoções exclusivas ou até mesmo com prêmios, como é o caso do jogo do McDonald’s, é uma ótima estratégia para tirar o máximo proveito do last mile to store que só o mobile tem. 

Engajamento

Engajamento é, sem dúvida, um dos principais diferenciais do mobility marketing. Afinal, não há meio que fique tão integrado com a rotina do usuário quanto o celular. E quando juntamos com a inteligência de mobilidade, e com um pouco de criatividade, temos resultados incríveis. Como é o caso da ação que a Social Tailors criou, em parceria com o Waze, para promover o filme “Meu Malvado Favorito 3”, da Universal, e que levou prata na categoria Most Engaging Mobile Creative no Smarties Latam. A campanha, que detalhamos aqui, trouxe a voz do personagem Gru para guiar os motoristas.

Um outro bom exemplo de engajamento mobile foi o da campanha Doritos Mistery, que levou o destaque Best in Show na premiação latina. A marca incentivou os consumidores a adivinharem os sabores misteriosos através de vídeos curtos em redes sociais mobile, como o Whatsapp.

Brand Awareness

Quando uma marca acompanha os caminhos do consumidor com um conteúdo que engaja ser ser intrusivo, os resultados podem ser muito positivos. Foi o que procuramos realizar em parceria com a Grey, na campanha para a SulAmérica. A ação impactou 2 milhões de motoristas brasileiros de forma contextualizada, com dicas de segurança de trânsito, inserindo a marca da seguradora na rotina do consumidor, e, ao mesmo tempo, trazendo um conteúdo útil. A campanha levou prata em Brand Awareness.


Essa é só uma amostra do que vimos na premiação do evento que é um termômetro das principais tendências envolvendo a mobilidade e o marketing. Mas o que todos os finalistas têm em comum? Eles se apropriam da linguagem do mobile, e sabem aplicar as principais características dele a seu favor: a precisão da localização, a capacidade de alcançar o consumidor em seus trajetos, a vantagem do last mile to store e a habilidade de oferecer criativos diretos e curtos que engajam os usuários. Quer se inspirar mais? Confira a galeria de vencedores do MMA Smarties Global, e acesse o site do prêmio Latam


>> Precisa de um atalho?

  1. O MMA Smarties premiou, em outubro, as melhores ações de mobile marketing do ano, um ótimo termômetro para identificar tendências para campanhas neste segmento.
  2. Neste ano, destaque para os ótimos exemplos de promoções com caráter de gamification, iniciativas para carros conectados e casos de sucesso de engajamento e brand awareness, como a campanha da SulAmérica para o Waze
  3. Todos os vencedores têm em comum a habilidade de aproveitar a linguagem do mobile e suas características como location awareness e last mile to store. Confira a galeria de vencedores do MMA Smarties Global, e acesse o site do prêmio Latam para se inspirar.

SaveSave
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.