Quem quer explorar esse caminho precisa conhecer os principais termos e siglas da publicidade nativa. Entenda o significado deles e saiba planejar e analisar o desempenho dos seus anúncios de forma mais precisa:
Impressões: é o número de vezes que seu anúncio aparece durante a campanha;
Cliques: essa é mais fácil, representa todas as vezes que os usuários clicaram no seu anúncio;
CTR: ou Click-Through Rate, é a taxa de cliques que seu anúncio teve em relação ao número de vezes que ele apareceu, ou seja, sempre que um usuário decidir ir até o seu site – a partir do anúncio – esse clique entra para essa porcentagem.
CPM: Cost per Mille indica o valor a ser pago a cada mil visualizações que seu anúncio tiver;
CPE: sigla para Cost Per Engagement é o custo dividido pelo número de engajamento.
CPCV: ou Cost Per Complete View, é exclusiva para anúncios com vídeo. E esse indicador se refere ao custo por vídeo assistido por completo.
Além das métricas, é preciso entender com clareza as características de cada formato de anúncio e em que situação cada um se aplica melhor. Os principais são:
Anúncios In-feed e In-app: o anúncio In-feed é o formato mais comum de publicidade nativa. Eles são facilmente encontrados nas timelines do Twitter e do Facebook; já In-app, como o nome já diz, são os anúncios que aparecem em aplicativos, como no Waze. Hoje, cerca de 90% dos apps são baseados em GPS, o que ajuda não só na publicidade nativa, mas também o mobility-based marketIng .
Widgets de sugestão de conteúdo: hoje em dia, os navegadores têm a opção de instalar widgets que direcionam ou monetizam tráfego;
Outstream video ou vídeo nativo: esse é o formato mais recente de publicidade nativa, e se trata de um vídeo inserido no texto e que é ativado a medida que o usuário lê o artigo.
De acordo com um estudo da Business Insider, a publicidade nativa vai movimentar 74% do lucro de marketing até 2021. As marcas – e a publicidade – precisam acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores, apostando em conteúdo de qualidade, de forma não invasiva, e construindo um relacionamento mais próximo com eles.
>>Precisa de um atalho?
- O crescimento da publicidade nativa é inegável. Seu desafio é fazer com que as pessoas se identifiquem com o conteúdo e passem a ver o anunciante como referência em determinado assunto.
- Conheça os principais termos e siglas para explorar com eficiência os caminhos da publicidade nativa. Além das métricas, é preciso entender com clareza as características de cada formato de anúncio e em que situação cada um se aplica melhor.
- A publicidade nativa vai movimentar 74% do lucro de marketing até 2021.