Categorias

Arquivo

22 de novembro de 2017

A cada quatro anos, o Brasil para para celebrar (e sofrer) com o esporte mais amado no país: o futebol. Quando a bola entre campo durante o Mundial, independente de onde a competição acontece, empresas e escolas adaptam os horários, bares ficam cheios, e o mundial passa a ser o assunto, do encontro de amigos aos almoços de família. As marcas que quiserem se conectar com seus consumidores na Mundial de futebol de 2018 precisam falar a mesma língua que eles. E esse papo começa a ser planejado agora.

O campeonato da Rússia terá início em 14 de junho, mas basta observar as edições anteriores para perceber que o aumento de interesse das pessoas pelo assunto começa bem antes disso. O pico de buscas no Google na competição de 2014 foi enquanto o torneio acontecia, mas elas começaram a aumentar já nos jogos das Confederações e no sorteio das chaves, em 2013:


Quanto mais perto da data estivermos, mais o futebol tomará conta das conversas. Mas, nos dias dos jogos, um fenômeno ainda maior acontece nas ruas brasileiras: o futebol tem o poder de mudar completamente a rotina do trânsito, e aí está a grande oportunidade para destacar a sua marca com mobility marketing. 

Quando comparamos o fluxo do trânsito em dias de jogos importantes com o tráfego de um dia normal, como faz o gráfico abaixo, é fácil perceber que quem pode, sai das ruas mais cedo para torcer. Na Final Olímpica do Futebol de 2016, que aconteceu às 17h30, os torcedores brasileiros se movimentaram mais cedo, às 12h e às 16h, para fazerem as tarefas do dia antes do jogo.


As variações no trânsito giram em torno dos horários dos jogos, isso porque ninguém gosta de torcer sozinho. Na Copa do Mundo de 2014, 91% dos Wazers assistiram aos jogos acompanhados, na casa de alguém, ou em bares e restaurantes. Na final do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, o fluxo para esses estabelecimentos foi o maior no ano.


As partidas de futebol em 2018 serão na Rússia, mas o efeito que elas terão na rotina do país de futebol não será diferente. E os horários dos jogos já mostram uma grande oportunidade para a sua marca interagir com os torcedores. A maioria acontecerá entre 7h e 16h. Ou seja, os momentos pré-jogo e pós-jogo, coincidem exatamente com o prime time da mobilidade, que apresentamos aqui. Esses são os períodos que o consumidor passa dentro do carro, com a atenção voltada para o trânsito e ao celular que está com o Waze ligado. Trazendo sua marca para o aplicativo nesses momentos você tem a atenção quase exclusiva dos consumidores, sem competir com outras mídias. 

Jogue junto com o Waze e planeje a estratégia ideal para o Mundial da Rússia

Para aproveitar ao máximo o potencial do mobility marketing nos Jogos de 2018 é importante pensar em uma estratégia completa que comece nos meses anteriores ao mundial. Esse período inicial é essencial para trabalhar o awareness das marcas, conectando elas emocionalmente com os torcedores que já estão ansiosos pelos jogos e trabalhando o engajamento deles desde cedo. É o que a Visa fez durante as Olimpíadas, ação que mostramos aqui.

Depois desse período de aquecimento, as semanas de partidas em campo trazem a oportunidade de interagir mais com o público. Vale lembrar os horários de jogos para os Wazers, estimular a torcida e sugerir lugares para os motoristas assistirem as disputas. Para isso, você pode usar a criatividade e explorar os diferentes recursos do Waze. A campanha do Bradesco durante os Jogos Olímpicos, por exemplo, foi reconhecida como uma das mais criativas, como apresentamos aqui. A marca explorou a location awareness, aproveitando a proximidade dos Wazers das arenas dos Jogos no Rio para trazer informações relacionadas ao esporte de cada local.

Para que não fique no banco de reserva neste período de grandes oportunidade para as marcas, o Waze já está preparando pacotes de mídia personalizados para o campeonato, com novas segmentações para fãs de esportes e horários de jogos. Isso é parte do nosso novo produto Mobility Stories, uma maneira de conectar a sua marca com os caminhos e comportamentos dos consumidores.

O que você está esperando para vestir a camisa do mobility marketing e começar a planejar a torcida para o próximo Mundial?
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.