Categorias

Arquivo

23 de novembro de 2017

O final do ano se aproxima e, com ele, vem a data mais importante do ano para o varejo: o Natal. Praças de shoppings recebem pinheiros gigantes, vitrines ficam mais coloridas com luzinhas e milhares de consumidores movimentam as ruas brasileiras em busca de presentes. Em 2016, o Natal faturou 3 vezes mais que a Black Friday no comércio eletrônico, segundo a eBit. No varejo físico, setor que a data mais movimenta, comerciantes preveem que depois de anos de crise as vendas voltem a crescer em 2017.

A alta expectativa das empresas em torno do Natal não é à toa: dados do Waze mostram que a época é responsável não só pelo maior número de quilômetros rodados no ano, mas também pelo maior número de viagens por motorista. Ou seja, é a época perfeita para investir em uma estratégia de mobility marketing para influenciar o consumidor que está em busca de presentes ou de lazer fora de sua cidade.

trafego consumidores natal waze

Os destinos desses trajetos revelam as preferências dos consumidores na hora de presentear. O campeão de buscas, sem sombra de dúvidas, é também um dos destinos mais queridos pelos usuários do Waze: o shopping. A semana do Natal tem o maior volume de navegações para shoppings em todo o ano, como podemos ver nos dados do Waze de 2016.

movimento shoppings natal waze

O tráfego intenso para começa por volta do dia 19 e fica mais forte perto do dia 23. Até mesmo na própria manhã da véspera de Natal, 24 de dezembro, os consumidores ainda estão correndo para comprar os presentes que faltaram, como mostra o gráfico abaixo, que compara os horários das navegações para esses estabelecimentos. 

trafego shoppings natal waze

Além de lotar os corredores de shoppings, os brasileiros têm setores preferidos na caça por presentes de Natal. Lojas de brinquedo, de departamento e de chocolates têm o maior volume de navegações do ano nessa época. 

lojas trafego presentes natal waze

O mesmo consumidor que movimenta lojas para comprar presentes, também vai em busca de produtos para compor a ceia e comemorar o Natal. É por isso que as idas a supermercados aumentam 38% na semana natalinal, e as navegações para lojas de vinho chegam a crescer 95%.

Diferencie sua marca com mobility marketing

Seja com o consumidor que está decidindo o que comprar para surpreender pessoas queridas com o presente perfeito, ou com o consumidor que está em busca de um produto para reunir a família em uma Ceia de Natal especial, essa época traz inúmeras oportunidades para as marcas que querem influenciar as decisões de compra das pessoas. E em uma época tão importante para o varejo, o mobility marketing pode ser o caminho certo para sua marca se diferenciar, pois essa é uma forma única de se conectar com o consumidor em momentos chave.

Como já mostramos aqui no The Compass, o Waze está presente no prime time da rotina do consumidor. De manhã cedo, quando o motorista está planejando seu dia a caminho dos seus compromissos, e no final do dia, quando ele está voltando para a casa e pode, com o estímulo certo, fazer um desvio rumo a uma loja em promoção. Esses momentos, já nas semanas anteriores ao Natal, podem ser essenciais para você construir a consideração do consumidor que já está com a missão de encontrar presentes na cabeça em torno da sua marca. Trabalhe, por exemplo, marcando seus pontos de venda com pins, ou chamando a atenção para sua marca na busca patrocinada.

Chegando nos dias mais próximos ao Natal, é hora de converter o awareness que gerou ao longo do mês atraindo o consumidor aos pontos de venda. E o mobility marketing é novamente é o formato ideal para esta ação.. Com o Waze, é possível influenciar o cliente que já está a caminho da loja. É o que chamamos de last mile to store. Use vantagem a seu favor: garanta que o consumidor não saia de mãos abanando da sua loja oferecendo algum desconto especial com um takeover ou notificação, lembre o motorista que está dirigindo até o shopping que a sua loja fica lá dentro, ou até mesmo desvie a atenção do consumidor que está a caminho do seu concorrente.

Para se destacar e conseguir bons resultados, o importante é construir uma estratégia completa e segmentada a partir do que você já sabe sobre o seu consumidor e de dados de comportamento, como s apresentamos neste texto. Impactando o motorista no last mile to store de forma contextualizada e usando os recursos do Waze, você destaca a sua marca e capta o consumidor no meio da correria do Natal.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.