Categorias

Arquivo

22 de dezembro de 2017

Basta a temperatura aumentar e o clima de férias de verão contagiar as pessoas para milhares de brasileiros começarem a Operação Descida. Qualquer fim de semana ou feriado de sol é uma oportunidade de pegar a estrada para a praia. Não é a toa que, como mostramos aqui, os meses do verão registram o maior volume de navegações no Waze no Brasil. E se as pessoas deixam as cidades sempre que podem para colocar o pé na areia, as marcas que querem se manter conectadas com seu público precisam também acompanhar essa mudança de comportamento.

Antes que você pense que isso não se aplica ao seu setor, precisa entender que esse fenômeno não é nada pequeno, como mostram os dados do Waze do verão passado.

Quando tantos consumidores estão com a praia do fim de semana na cabeça, entrar nessa conversa é uma forma de fortalecer o awareness da sua marca. É importante entender também que quando a rotina do seu cliente muda — o que acontece no verão — o seu comportamento de compras será afetado. Sabemos, por exemplo, que antes de pegarem a estrada, na sexta ou no sábado, os brasileiros passam no supermercado. Essa compra é diferente da do dia de semana, pois é o momento do consumidor comprar as últimas coisas que precisa para a praia, talvez um novo filtro solar ou algo para abastecer a geladeira da casa de veraneio. Depois que o motorista retorna – trajeto que acontece para a maioria dos Wazers nos domingos – as compras no super passam a ser para abastecer a despensa de casa. Aproveitar esses mindsets nos seus anúncios é essencial para se conectar com o consumidor de forma bem contextualizada. 

Para um anúncio bem contextualizado, é importante também levar em consideração o comportamento usual dos brasileiros de cada região. Questione: em que praias eles costumam ir? Em que mercado ou postos de gasolina eles podem passar antes de pegar a estrada? Para ajudar você, mapeamos qual é a praia mais buscada no Waze em cada estado do litoral brasileiro:

É importante levar em consideração que essas não são necessariamente as praias mais populares, mas sim as que mais são buscadas no Waze. De qualquer forma, ter esse dado em mente na hora de fazer uma campanha no aplicativo é essencial.

Para conseguir se conectar com o seu cliente na temporada das praias da melhor forma possível também é preciso estar atento às maiores oportunidades da estação. Depois dos feriados prolongados, como Carnaval e Réveillon, que motivam mais pessoas a pegarem a estrada, o fim de semana com maior fluxo de Wazers para a praia é o que vem logo depois da virada do ano: ou seja, muita gente ainda está em clima de festa na primeira semana. O costume que muitos brasileiros têm de emendar dias de férias com o período de recesso coletivo também contribui para isso.

E a vontade de aproveitar a praia pega todo mundo, mesmo quem não tem casa no litoral, especialmente nos feriados prolongados. É por isso que o Réveillon e o Carnaval movimentam os hotéis:

Para planejar uma estratégia completa e alinhada com o comportamento dos consumidores na temporada das praias, levar em consideração todos esses dados é o melhor caminho. Acompanhe os Wazers em seus trajetos de fim de semana e feriados para fortalecer a sua presença no litoral, se a sua marca tiver pontos de venda no destino do veranista, ou para sugerir uma parada no meio da estrada, aproveitando o poder do last mile to store que só o mobile oferece. Aqui nós demos algumas dicas valiosas de estratégias para a sua marca se conectar com os clientes que estão em clima de férias de verão: seja no caminho para a praia ou no próprio litoral. Seja qual for a intenção da sua marca, incluir mobility marketing na sua campanha é uma maneira de se diferenciar e se aproximar do consumidor nos meses que ele mais passa na estrada.

facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.