Categorias

Arquivo

4 de abril de 2018

O Dia das Mães (13/05) é só no segundo final de semana de maio, mas o consumidor já começou a pensar em como vai presentear sua mãe. Dados de buscas do Google mostram que as pesquisas relacionadas com a data começam a aumentar progressivamente desde o início de abril. Na data que mais movimenta o varejo no primeiro semestre, as marcas que querem se destacar precisam desde já acompanhar seus clientes em potencial.

A pesquisa por presentes começa cedo, mas, como é bem característico do consumidor brasileiro, as compras acontecem mesmo na semana da data comemorativa, que recebe um aumento de 43% nas idas a lojas. Dados do Waze de 2017 mostram que a busca por presentes vai até a manhã do próprio domingo, como mostra o gráfico. 



E na hora da compra, a preferência é clara: 92% dos brasileiros preferem escolher os presentes em lojas físicas no Dia das Mães. Isso fica ainda mais evidente quando analisamos o grande aumento no número de idas a estabelecimentos de segmentos-chave. Os shopping centers se destacam, concentrando 90% do market share na data. Considerando que os shoppings já são o principal destino dos Wazers no resto do ano, um crescimento de 16% nos trajetos é bastante relevante. Além disso, os trajetos dos motoristas brasileiros no Dia das Mães também apontam para os presentes preferidos, como flores e jóias. 


Saber os estabelecimentos que mais atraem motoristas no Dia das Mães faz toda a diferença na hora de planejar sua campanha de marketing. Outra ideia é apostar nos produtos que dominam as intenções de compra dos brasileiros nessa data. 

Como destacar minha marca no Dia das Mães?

Uma data tão disputada para o varejo demanda uma estratégia completa, e ela já começa agora, quando o consumidor está se planejando para a compra de presentes. O Waze é o principal copiloto dos momentos cruciais do dia dos brasileiros - que passam 1h34 no trânsito todos os dias. Esse é o momento de reforçar a presença da sua marca com pins que mostram a localização dos seus pontos de venda e recursos como o Lembre-me. Ou quem sabe você pode já oferecer um desconto especial, com o recurso Salvar Cupom.

Nos dias que antecedem o domingo de Dia das Mães, chega o momento de influenciar o consumidor que está em deslocamento em busca de presentes. É a sua chance de se destacar com anúncios mais segmentados, pensando nos principais destinos dos Wazers, como os shoppings, por exemplo, e impactar o consumidor no Last Mile to Store — aqueles últimos momentos antes dele chegar na loja. Nessas horas você pode apostar em um takeover ou search divulgando uma promoção ou cupom, por exemplo - um incentivo que pode fazer o cliente desviar do seu destino.


O Dia das Mães promete levar os consumidores para as ruas, e a sua marca pode estar presente nos trajetos dos brasileiros desde já para ser lembrada no ato da compra.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.