É fato que o e-commerce está crescendo, mas as compras offline (ou melhor, nas lojas) são predominantes em todo o mundo e, claro, ainda dominam as vendas no Brasil. Segundo o infográfico sobre ROBO da empresa de pesquisa Bazaar Voice, nos EUA, onde o e-commerce tem proporções gigantescas, 90% das compras ainda são feitas em lojas físicas.
Para estudar pessoalmente esse comportamento do consumidor, recomendo ver as coisas de perto, visitar lojas dos setores de eletrodomésticos e linha branca, eletrônicos, utensílios domésticos, automotivos, jogos e brinquedos, ferramentas, produtos infantis. Assim você verá o conceito ROBO em ação: boa parte das pessoas estará com seu smartphone em mãos, pesquisando antes de comprar. E ainda há a parcela de consumidores mais difícil de avaliar sem abordagem direta - aqueles que fazem a lição de casa e vão à loja com a pesquisa online realizada de antemão.
O que mudou com a disrupção digital não foi só o surgimento de um novo canal de vendas diretas. O comércio eletrônico, com a multiplicação dos smartphones e a internet de bolso, também alterou o comportamento do consumidor. Por isso, o ROBO veio para ficar.
Caso você seja o proprietário ou o responsável por uma loja, vale conhecer os itens importantes de uma estratégia ROBO para manter seu negócio competitivo, sobretudo antes de datas-chave para seu segmento - seja o Natal, Dia das Mães, das Crianças, dos Pais, dos Namorados. Arregace as mangas e aproveite essa ferramenta de marketing para alavancar seus negócios.
Garanta que sua empresa esteja na internet e preparada para aparecer em smartphones de todos os tipos: no Google Meu Negócio você pode fazer isso rapidamente. Caso já tiver seu site ou presença nas redes sociais, crie conteúdo de fácil acesso e rápida leitura, recomendações de experts e análises de produtos. É crítico estimular e gerenciar conteúdo gerado por outros consumidores. Reviews de produtos são o formato mais tradicional e um dos que criam maior tração, dependendo do tipo de produto comercializado. Produtos mais técnicos - pneus, por exemplo - podem se beneficiar com conteúdo produzido por experts; já itens de consumo de larga escala, como os smartphones, costumam depender mais de reviews e opiniões de outras pessoas.
Investir no Google AdWords é fundamental. Caso seu cliente potencial não tenha feito a pesquisa antes de sair de casa ou ficou na dúvida na hora do compra, lembre-se de que todo mundo começa a pesquisa "dando um Google".
Native Ads e geolocalização também são muito importantes nesta estratégia: certifique-se de que sua loja esteja no mapa e amplifique seu poder de influência quando as pessoas estiverem passando por perto ou dirigindo-se a ela.
E mais: aprimore seu sistema de informações. Faça as contas para manter o controle e aprimorar suas iniciativas e calcule cada R$ 1 em compras na loja que foram influenciados por conteúdo online. Assim seus negócios crescerão em compasso com todos os recursos que o marketing digital pode oferecer.
>> Precisa de um atalho?
- Antecipe sua estratégia ROBO e fique atento às datas de varejo mais importantes ou datas-chave de seu segmento, quando você deve concentrar esforços.
- Crie e gerencie conteúdos adequados para sua categoria de varejo: dicas de experts para produtos mais técnicos, conteúdo gerado pelos usuários para produtos comuns.
- Invista em publicidade e controle seus resultados.
Fernando Dineli é Mestre em Comunicação Social - Especialista em grupos sociais e cultura midiática. Publicitário formado pela FAAP. 18 anos de experiência no mercado de marketing, Desses, 10 anos focados em planejamento estratégico e negócios. Hoje atua na Accentiv', empresa especialista em Marketing de Relacionamento do Grupo Edenred, onde começou em 2015 como consultor. Quer saber mais? Conheça nossos autores