A seguradora sempre investiu em soluções inovadoras de comunicação para se conectar com seus clientes. Antes, isso era feito na Rádio SulAmérica, uma iniciativa que rendeu para a companhia um bronze em Cannes em 2007 – curiosamente o mesmo ano do anúncio do primeiro iPhone, ou seja, muito ainda viria pela frente.
Com a expansão do mobile, a SulAmérica percebeu que precisava mudar de estratégia, e foi daí que entendeu que o Waze era a plataforma certa para substituir a rádio nessa prestação de serviços. Pesquisas indicam que Wazers representam aproximadamente 50% de todos os segurados de Auto do País.
A ação segue a estratégia de chamar a atenção prestação de serviços aos Wazers com alertas dicas de segurança no trânsito, que ajudam os motoristas a cuidarem da vida enquanto dirigem: tudo a ver com a proposta de valor da empresa . A campanha foi focada no Rio de Janeiro e São Paulo. A comunicação aconteceu por meio de Zero-Speed Takeover, que permite que anúncios personalizados apareçam para os usuários quando o carro está parado, como os da imagem abaixo:
A campanha contou com mais de 20 criativos que foram ativados por geolocalização. De acordo com o local da cidade e o horário do dia, os motoristas eram impactados pelas mensagens contextualizadas. Por exemplo, em cruzamentos com alto índice de acidentes, uma mensagem chamava atenção dos motoristas para esse risco. À noite, em bairros boêmios da cidade, o Waze exibia o anúncio que orientava os motoristas a não dirigirem se fossem beber, além de oferecer o serviço Motorista Amigo da SulAmérica.
A parceria deu muito certo: a campanha gerou 28 milhões de impressões até abril. Nesse período, mais de 2 milhões usuários únicos foram impactados nas duas cidades em que a campanha foi veiculada – esse número representa 40% da base total de de Wazers nas capitais.
Além do alto alcance, as mensagens tiveram um impacto positivo nos usuários do aplicativo: o AdRecall da campanha chegou a mais de 400%. Mais um indício de que combinar geolocalização com conteúdo útil é o melhor caminho para se destacar com marketing mobile.
O case foi destaque no último Fórum de Liderança da Mobile Marketing Association que aconteceu em São Paulo. Confira mais detalhes sobre a campanha aqui.
>> Precisa de um atalho?
- Cada vez mais empresas têm apostado na publicidade nativa para se aproximar dos clientes. Um bom exemplo no Brasil é a campanha que a SulAmérica tem feito no Waze.
- A ação contou com mais de 20 criativos que foram ativados por geolocalização. De acordo com o local da cidade e o horário do dia, os motoristas eram impactados pelas mensagens contextualizadas.
- A campanha gerou mais de 19 milhões de impressões entre novembro e março – mais de 2 milhões de usuários únicos foram impactados nas cidades em que os anúncios foram veiculados.