Categorias

Arquivo

13 de setembro de 2017

Seja na busca pelo presente perfeito ou no planejamento de atividades com muita diversão, o Dia das Crianças movimenta os consumidores. E nessa semana tão importante para o varejo, a mobilidade pode ajudar as marcas a atraírem o público para seus pontos de venda na estratégia last mile to store. Para isso, é preciso conhecer os caminhos que movem o consumidor neste período e quais oportunidades eles oferecem. Levantamos dados de navegação do Waze no ano passado para descobrir por onde as pessoas circulam e quais são as suas escolhas no feriado.

Em busca de brinquedos

Analisando o tráfego para lojas durante a Semana das Crianças, observamos com clareza que os brinquedos são a principal escolha dos pais, tios e avós para o presente dos pequenos. O volume de navegações para lojas de brinquedo chega a ser 64% maior que a média do ano, ficando atrás apenas do Natal.

Quando focamos nas variações de tráfego para quatro das principais lojas de brinquedo, também percebemos uma característica de comportamento que difere esta data de outras ocasiões comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais, que movimentam outras categorias: a compra dos brinquedos envolve mais planejamento e começa mais cedo. Apesar das navegações apresentarem um pico na própria data, elas são mais pulverizadas ao longo da semana, começando nos fins de semana anteriores ao feriado.


Essa compra planejada pode ser um reflexo de mais pesquisa comparativa de preços, mas principalmente, é influenciada por aqueles brinquedos da moda, que aparecem nas listas de todas as crianças e, às vezes, podem até faltar nas lojas. Seja qual for a motivação desse comportamento, você pode aproveitar esse contexto para chamar a atenção do motorista que estiver passando perto da sua loja para influenciar sua decisão de compra.

Os shoppings também recebem mais visitas no Dia das Crianças. Em 2016, o dia 11 de outubro apresentou um volume de navegações 13% maior que a média do mês, já o dia 12 teve um aumento de 16%.

Pets: as novas crianças da família

Um dado interessante que percebemos ao analisar as navegações nesse período é que o tráfego para lojas como Cobasi, Petz e Petland aumenta em 10% em relação à média do ano. Isso aponta uma tendência que está alinhada aos novos formatos de família em ascenção no Brasil, em que 7 a cada 10 lares com pets não têm crianças. Com cada vez mais casais atrasando a hora de ter filhos e tratando cachorros e gatos como parte da família, é natural que os bichinhos também recebam presentes no Dia das Crianças. O setor pet, que segue crescendo mesmo na crise, tem aí uma oportunidade. O gráfico abaixo mostra como a procura por brinquedo de cachorro cresce nos meses de outubro e dezembro, próximo ao Natal.

Passeios e guloseimas fazem parte da programação

O Dia das Crianças também reserva oportunidades para outros setores que vão além da compra de presentes. Fazer um passeio diferente e comer em um lugar especial faz parte da programação das famílias em 12 de outubro. Observando a variação de navegações ao longo da data em 2016, percebemos com clareza o roteiro preferido: manhã no parque, sorvete à tarde, e comer em algum fast food.



Se a sua marca quer impactar essas famílias, aproveite os trajetos desse roteiro em suas campanhas. Você pode sugerir um desvio nesse passeio, ou influenciar a decisão de consumo indicando uma nova opção de almoço, ou sobremesa com mobility marketing.

Além da busca por presentes e dos passeios nas cidades, 2017 traz oportunidades para mais setores no Dia das Crianças. Este ano, o dia 12 de outubro cai em uma quinta-feira, diferente do ano passado, em que a data foi comemorada na quarta-feira. Isso pode motivar muita gente a viajar no feriadão – o que aquece a demanda para hotéis e serviços relacionados a viagens.

Para as equipe de marketing, a data traz muitas oportunidades e desafios também – se levarmos em conta a variedade de programação que o Dia das Crianças em 2017 pode proporcionar. Uma coisa é certa: as crianças, com certeza, já iniciaram suas campanhas para convencer pais, tios, avós e padrinhos que eles merecem aquele presente especial no dia 12 de outubro. Cabe às marcas aproveitarem o apelo afetivo da data para criar estratégias criativas no mobility marketing e marcar presença na hora da compra de produtos e de serviços em homenagem aos pequenos.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.