Categorias

Arquivo

29 de setembro de 2017

As temperaturas aumentam, as férias escolares se aproximam e a temporada de praias fica cada vez mais perto. O verão vem sempre repleto de motivos para sair de casa e pegar a estrada, e o aumento de atividades fazem dessa época um período de oportunidade para as marcas chamarem a atenção dos consumidores com mobility marketing.

Ao longo dos meses de calor, os motoristas percorrem cerca de 500 milhões quilômetros a mais que no restante do ano. O movimento aumenta principalmente nas férias, feriados e finais de semana. Há três picos que podem ser claramente analisados no gráfico de fluxo de navegações em 2016: o feriado de 15 de novembro, Reveillon e Carnaval. O movimento nas rodovias começa a aumentar já em novembro, portanto, é o momento de começar a planejar a sua estratégia. 


Os fins de semana de janeiro, por exemplo, somam um número de navegações 150% maior que a média dos fins de semana ao longo do ano. Já o Reveillon chega a somar uma navegação 6 vezes maior que a média do ano. Entre os principais destinos estão as praias: o fluxo para elas é 200% maior no verão.

Os Wazers têm seus destinos preferidos para curtir o mar. Em São Paulo, a praia da Enseada, seguida pelas praias do Tombo e a de Maresias são as mais buscadas no app. Já em Santa Catarina, a Praia do Rosa é a campeã, enquanto no Rio de Janeiro, o principal destino dos Wazers praieiros é a Praia do Forte.

Com o aumento nas viagens para o litoral, alguns estabelecimentos que fazem parte da rotina de quem está viajando também recebem maior navegação.


Esse aumento na procura por locais como postos de gasolina e locadoras de carros pode ser maximizado com mobility marketing. Basta um pin no mapa ou o anúncio de desconto para atrair um motorista que esteja precisando abastecer seu carro, por exemplo.

O clima mais quente e o período de férias inspiram também atividades nas cidades. Parques e sorveterias estão entre os destinos preferidos:


E não é só o mercado de alimentação na rua que o verão aquece no Brasil. A expectativa de tirar o biquíni do armário também motiva mais pessoas a gastarem com beleza e saúde. As navegações para salões de beleza e SPA aumentam em 18%, e em 7% quando o destino são as academias.

O clima de lazer do verão faz mais do que motivar as pessoas a pegarem a estrada no fim de semana e a curtirem a vida nas cidades: ele transforma o comportamento de compra dos consumidores. Os dado de mobilidade mostram com clareza essa mudança. 

Farmácias, por exemplo, têm fluxo de navegação 20% maior nos meses do verão. Os supermercados também atraem mais motoristas, que, como mostra o gráfico abaixo, deixam para fazer compras na véspera pegar a estrada no fim de semana ou feriado.


Todas essas mudanças nos trajetos dos motoristas podem ser aproveitadas pelas marcas que querem chamar a atenção dos consumidores.

É importante, além de seguir os caminhos que os Wazers fazem, perceber as oportunidades que eles trazem. A estação das praias e das férias não só leva mais pessoas às compras, como também muda o comportamento delas na hora de encher o carrinho do supermercado. O consumidor vai às compras com um mindset mais indulgente e está mais propenso a fugir da rotina e experimentar produtos diferentes.

Quanto mais criativo e conectado com as movimentações do consumidor for sua estratégia, melhor. E para ajudar a planejar as suas campanhas no verão, elencamos duas grandes oportunidades que têm a ver com o comportamento das pessoas nos meses mais quentes.

Oportunidade 1: Pé na estrada

Os números não mentem: o verão é mesmo a época de pegar a estrada e viajar. É sua oportunidade para dominar os momentos em que os consumidores estão em deslocamento. Seja na véspera do fim de semana, incentivando alguma compra de última hora, ou no sábado cedinho, indicando um desvio na saída da cidade ou alguma parada na estrada. Esse é o momento de aproveitar ao máximo o poder do last mile to store. Seja criativo: entre no clima e traga mais diversão para a viagem com um comando de voz personalizado ou mudando o ícone do carro no Waze – recurso que mostramos nessa campanha.

Oportunidade 2: Momento Turista

E quando ele chega lá? Aproveite o espírito de turista que o consumidor carrega em suas viagens e mostre o que existe ao redor dele. Todo mundo fica um pouco perdido quando está fora de casa, e ajudar seu cliente em potencial a melhorar sua location awareness, mostrando o que está perto dele, pode ser o jeito perfeito de atrair alguém para o seu estabelecimento. Marque presença nos principais trajetos que o motorista pode fazer nas praias ou outros destinos de verão com pins ou takeovers. O mobility marketing também pode ser a uma ótima ferramenta para divulgar um negócio que é novo na praia ou um evento que vai agitar o litoral.

Não dá para passar despercebido na época que mais movimenta os brasileiros. Com clima de férias e lazer, o consumidor está mais aberto, propenso a experimentar produtos, conhecer novos lugares e mudar seu comportamento de compras. É a temporada mais quente do ano. Em todos os sentidos.
facebook twitter email

Já falamos muito sobre a gente

Vamos falar de você

Será que acabamos se tornam melhores amigos ? Você vai ouvir de nós em breve.